Definição de Filosofia





Ora, ora… hoje será o primeiro post da página Filosofia! Hehehehe

Bom pessoal, as minhas primeiras aulas de filosofia foram todas dedicadas a encontrarmos e/ou criarmos uma definição para a filosofia.
Depois de muita discursão, chegamos a brilhante conclusão, que mais ou menos perdemos tempo em tentar definir filosofia, pois minha querida professora disse que não há uma definição concreta para filosofia. Portanto, começamos a ver o que os grandes filósofos diziam sobre a filosofia. E é sobre isso que esse post irá tratar…. Então, vamos lá?!....

Como já referi, a definição de filosofia não pode ser dada de uma forma conclusiva, pois não existe uma definição universal que seja aceite por todos os filósofos. Por isso cada filósofo apresentará uma definição diferente para a filosofia tendo em conta suas próprias concepções sobre filosofia. Deste modo, podemos considera que existe uma multiplicidade das perspectivas filosóficas, pois cada filósofo desenvolve uma perspectiva acerca da realidade, fruto da organização subjetiva da sua própria experiencia.

Na Etimologia podemos ver a origem e a formação da palavra filosofia.

A palavra "filosofia" (do grego) é uma composição de duas palavras: philossophia. A primeira é uma derivação de philia que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

A tradição atribui ao filósofo Pitágoras a criação da palavra. Conforme essa tradição, Pitágoras teria criado o termo para modestamente ressaltar que a sabedoria plena e perfeita seria atributo apenas dos deuses; os homens, no entanto, poderiam venerá-la e amá-la na qualidade de filósofos.

E porque dizemos que a tradição atribui ao filósofo Pitágoras a criação da palavra?!

Dizemos isso porque a palavra filosofia já teria sido empregada por alguns filósofos que antecederam a Sócrates (pré-socráticos) e por alguns historiadores como Heródoto e Tucídides.

Para finalizar, a seguir, temos o que acham alguns filósofos sobre a filosofia.























































Fonte (Etimologia): wikipédia