Organização Biológica

Os sistemas vivos encontram-se organizados em níveis estruturais de complexidade crescente, correspondendo a cada nível propriedades próprias.
A unidade fundamental da vida é a célula. As células podem surgir na Natureza de forma isolada - seres unicelulares - ou associadas entre si - seres pluricelulares ou multicelulares.

Seres Unicelulares - são seres vivos constituídos por uma única célula. Ex: Bactérias, Ameba, ....




Seres Pluricelulares ou Multicelulares - são organismos formados por conjuntos de células semelhantes e interdependentes, que desempenham uma ou várias funções. Ex: Animais, Plantas, ...




Sistemas Biológicos


Os sistemas vivos encontram-se organizados de uma forma hierárquica. Os seres unicelulares apresentam níveis de organização muito simples, que não serão abordados aqui. Apenas nos seres multicelulares observam-se níveis de organização complexos. 

Diferentes níveis de organização biológica :



Células - A matéria é constituída por átomos que se associam, formando moléculas. Da interação de moléculas complexas (biomoléculas) resultam estruturas macromoleculares que, no seu conjunto, constituem a unidade básica de estrutura e função dos seres vivos - a célula.

Tecido - As células constituem agregados de células semelhantes, interdependentes, que realizam uma ou mais funções.

Órgãos - Os tecidos associam-se formando órgãos, que realizam uma ou várias funções no organismo.

Sistema de Órgãos - Diferentes órgãos associam-se e realizam em conjunto determinadas funções no organismo, constituindo um sistema de órgãos.

Organismo (espécie) - Os vários sistemas de órgãos em inter-relação formam o organismo. Os organismos semelhantes que reproduzem entre si, originando descendentes férteis, constituem uma espécie.

População - Os indivíduos de uma espécie que habitam na mesma área, interagindo entre si, formam uma população.

Comunidade - O termo comunidade pode ter duas definições. Tanto uma quanto a outra são importantes.


  1. Grupo de indivíduos da mesma espécie onde cada um desempenha uma função diferente.
  2. Indivíduos de espécies diferentes que habitam uma mesma área e estabelecem relações entre si formando uma comunidade biótica ou biocenose.
Ecossistema - O conjunto da comunidade biótica, do ambiente físico e químico e as relações que se estabelecem entre si formam um sistema ecológico ou ecossistema. 

Fatores Bióticos: Relações entre seres vivos.

Fatores Abióticos: Fatores exteriores aos a seres vivos mas que tem influencia na vida deles.