O básico do básico sobre informática

Antes de tudo, algum dia já se questionaram sobre a origem da palavra informática?


A palavra informática é resultado da junção das palavras informação e automática.


Mas, afinal, o que significa informática?!

Informática é a ciência que se ocupa do tratamento automático e racional da informação considerada como suporte dos conhecimentos e das comunicações, que se encontra associada à utilização de computador e seus programas.

Informação Digital:
  • É tudo aquilo que é suscetível de ser armazenado ou transferido eletrônicamente.
  • Consiste na informação armazenada num Sistema Informático (SI);
  • A informação encontra-se armazenada num código binário (Sistema Binário)

E o que é o Sistema Binário?

Sistema Binário é um sistema de numeração que se representa com base em dois números, ou seja, 0 (zero) e  1 (um) - dígitos binários.

Bit (simplificação para o dígito binário) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, respectivamente, desligado e ligado em linguagem eletrônica. 

Através do Sistema Binário, todas as informações poderão ser expressar num, computador usando um combinação dos dígitos binários.

Resumidamente, podemos dizer que um Byte é uma série ou sequência de de Bits (plural de Bit)- conjunto de 8 bits. Ex 01001001. Cada caractere (letra, número, símbolo) ocupa 1 byte quando guardado em memória. 

Embora os computadores tenham instruções (ou comandos) que possam testar e manipular bits, geralmente são idealizados para armazenar instruções em múltiplos de bits, chamados bytes. No princípio, byte tinha tamanho variável mas atualmente tem oito bits. Existem também termos para referir-se a múltiplos de bits usando padrões prefixados, como quilobit (kb), megabit (Mb), gigabit (Gb) e Terabit (Tb). É de notar que a notação para bit utiliza um "b" minúsculo, em oposição à notação para byte que utiliza um "B" maiúsculo (kB,MB, GB, TB).


Bom, e por hoje é só pessoal. 

Baseado: Wikipédia.com