Influencia da Luz nas plantas



A luz é indispensável ao desenvolvimento das plantas, que a utilizam como fonte de energia para produzirem os seus alimentos. No entanto, as plantas têm diferentes reações e necessidades de luz, podemos encontrar plantas que preferem locais com muita luz e outras que preferem locais sombrios.
No meio aquático, a luz também é importante. A partir de uma certa profundidade já não se encontram plantas, uma vez que a luz aí não chega.




Fotossíntese: importante função pela qual as plantas verdes, em presença da luz, fixam o carbono do dióxido de carbono do meio e libertam oxigênio.

Equação Geral da Fotossíntese

H₂O + CO₂ Luz  /Clorofila --> C₆H₁₂O₆ + H₂O + O₂
(água) + (Dióxido de Carbono) (pigmento verde) (Matéria Orgânica) (água) + (oxigênio)



A luz provoca movimentos de certos órgãos das plantas. Esta capacidade de movimentação da planta tem o nome de fototropismo que pode ser negativo ou positivo.

Fototropismo: os seres crescem em direção a a luz, podendo mesmo desenvolver curvaturas.
Ex. Plantas, fungos, esponjas (animais fixos).

Fototropismo negativo: Quando o movimento se faz em sentido contrário ao da luz, como acontece na maioria das raízes.

Fototropismo positivo: Quando o movimento se faz no sentido da luz. É o que acontece com a maioria dos caules.


As plantas adaptam-se à captação de luz tendo um maior desenvolvimento das folhas, aumentando a superfície de absorção da luz e do dióxido de carbono e com a movimentação em direção à luz - fototropismo.

O número de horas de luz durante um dia denomina-se fotoperíodo. Os ecossistemas com fotoperíodo longos, como as florestas tropicais, têm uma grande biodiversidade.


Distribuição por estratos: nos ecossistemas florestais as plantas com maior necessidade de luz desenvolve-se a maiores alturas - estratos arbóreo; segue-se o estrato arbustivo - pois tem uma necessidade razoável de luz; o estrato herbáceo - por último, pois as plantas crescem com menos necessidade de luz.

Plantas heliófilas (heliotropismo positivo) /de luz: desenvolvem-se em locais com luz.

Plantas de heliotropismo negativo/de sombra: só se desenvolve na penumbra, protegidas da luz direta.