Reação de Combustão


          As reações de combustão fazem parte de um determinado tipo de reações, designadas por reações de oxidação-redução. Como o próprio nome já diz, reação de oxidação é quando ocorre, na maioria das vezes, com adição de oxigênio; e reação de redução é o inverso da reação de oxidação. Ocorre, na maioria das vezes, com adição de hidrogênio.
Uma reação de combustão resulta da reação entre, o combustível, que é a substância que arde, e o comburente, que é a substância que reage com o combustível e permite que esse arda.

Uma reação de combustão é acompanhada pela libertação de energia sobre a forma de calor, sendo, assim, exotérmica. Os produtos de uma reação de combustão designam-se por óxidos.  Esse tipo de reação é muito comum, pois a maioria da energia que consumimos é derivada da queima de materiais: os combustíveis.  

Alguns exemplos de combustíveis são: a madeira, o carvão, a gasolina, o petróleo, o gás natural,...
Por exemplo: o gás de cozinha, a gasolina, os óleos…, são todos obtidos a partir da destilação de petróleo, por isso recebem a classificação de hidrocarbonetos. Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o Oxigênio. 

Na reação de combustão dos hidrocarbonetos ocorre a formação de gás carbônico (CO2) e água, a energia é liberada sob a forma de calor. Equação de combustão: 

H + O2  CO2 + H2O 

                A reação gerou apenas dióxido de carbono e água, quando elementos como carbono, nitrogênio, enxofre e ferro são queimados, dão origem a óxidos: a queima do Carbono irá gerar o dióxido de carbono, a combustão do nitrogênio dará origem ao dióxido de nitrogênio, a queima de enxofre irá gerar dióxido de enxofre e a do ferro irá gerar óxido de ferro III. 

Quando a energia libertada ocorre sob a forma de calor e de luz (chama) dizemos que é uma combustão viva; já quando ocorrem combustões sem chama, dizemos que são combustões lentas.

Na respiração dos seres aeróbios, seres que necessitam de oxigênio  ocorrem reações de combustão lentas que possibilitam obter energia, energia esta, que é indispensável à sobrevivência desses seres vivos, a partir de matéria orgânica, como é o caso da glicose. O oxigênio é transportado até às células onde se combina com a glicose, originando dióxido de carbono, água, sob a forma de vapor, e energia.


C6H12O6 (s)  + 6 O2 (g) à 6 CO2 (g) + 6H2O (g) + energia


Repare que, a reação de combustão dos seres aeróbios, se confirma o que foi dito a negrito acima:
Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o Oxigênio

-->  C6 (Carbono)
-->  H12 (Hidrogênio)
-->  O6 (Oxigênio)